Magnífico Sol

Nosso Sol: Estrela de 5ª Grandeza

O Sol é a estrela responsável por permitir a vida na terra, é considerado uma estrela de grandeza média, por outro lado, pela sequência principal do diagrama de Hertzsprung-Russel, pode ser considerado uma estrela anã. 

Foto: Nasa - Sol

Em torno dele gravitam 8 planetas, 3 planetas anões 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. 

A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros (ou 1 Unidade Astronômica - U.A. -, aproximadamente). 

A luz emitida pelo sol demora cerca de 8 minutos para chegar na terra. Presume-se que o Sol tenha 5 bilhões de anos de idade e é composto por matéria ordinária. 

Estrutura do Sol 


O Sol possui estruturas em forma de conchas concêntricas, essas conchas são atraídas para o centro do Sol, e para a estrela não colapsar e formar um buraco negro, existe uma força de igual intensidade atuando em direção oposta.

Suas camadas são granulosa e seu brilho não é uniforme, sendo a parte central do disco solar mais brilhante que seu bordo. 

As camadas exteriores do Sol dividem-se em: fotosfera, a mais profunda, com cerca de 300 km de espessura e uma temperatura mínima de 6.000°C.

A cromosfera tem cerca de 8.000 km de espessura, de onde emergem enormes jatos luminosos que chegam a atingir 800.000 km; e a coroa com a altura de 1 milhão de quilômetros e temperatura de 1 milhão de graus Celsius; a temperatura interna solar atinge 20 milhões de graus Celsius. 

Numa estrela em equilíbrio mecânico todas as camadas estão em equilíbrio hidrostático, por esse motivo as estrelas têm em seu centro as temperaturas, pressões e densidades mais elevadas, com isso toda sua energia é gerada em seu interior. 

A forma do sol também se deve ao fato de ele estar em equilíbrio térmico. 

 Radiações solar Os fótons energéticos produzidos pelo sol, saem do seu núcleo, passam primeiro pela camada radiativa do sol onde penetram alguns milímetros e logo são capturados pelos átomos.

Depois esses átomos liberam um fóton que difere do absorvido anteriormente, dessa forma uma enorme quantidade de energia é emitida para o espaço.

Em apenas um segundo o Sol gera mais energia que 2,5 bilhões das usinas hidrelétricas super poderosas gerariam em um ano, dentre essas energias estão: raios X, raios gama, neutrinos, fótons, íons, e vários outros. 

Foram observadas emissões eletromagnéticas em forma de anéis de diversos tamanhos com temperaturas na ordem de dois milhões de graus Kelvin, além de emissão de massa coronal a cada vinte e quatro horas aproximadamente. 

Toda energia que o sol perde é compensada por reações nucleares que geram grande quantidade de energia. Para saber mais sobre o Sol, clique aqui.


Magnífico Sol Magnífico Sol Reviewed by Taziane Araujo on 10/30/2006 Rating: 5

Nenhum comentário:

A história por trás dos Ovos de Páscoa

A tradição de esconder ovos de Páscoa remonta aos tempos antigos, quando os ovos eram escondidos para simbolizar a tarefa difícil de encontr...

Mais Populares

Tecnologia do Blogger.