Cataratas do Iguaçú


Cataratas do Iguaçú


"Falar das Cataratas é maravilhoso, pois ao olhar essas imagens, meu ser se transporta e sinto a brisa tocando minha pele. Sinto saudades da energia envolvente dessa obra divina que se encontra no meu Paraná."

As Cataratas do Iguaçu (espanhol: Cataratas del Iguazú) são uma reunião de quedas no Rio Iguaçu (Bacia do Paraná), localizam-se dentro do Parque Nacional do Iguaçu no Brasil e no Parque Nacional Iguazú na Argentina que, somados, correspondem a 250 mil hectares de floresta protegida.


Uma das 7 maravilhas do mundo

O Parque do lado argentino foi criado em 1934; e o brasileiro, em 1939, com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor.

Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente.

Historicamente, as Cataratas do Iguaçu foram descobertas em 1542 por Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca.


As Cataratas

As cataratas têm cerca de 300 quedas, com altura superior a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. 

A Garganta do Diabo (Garganta del Diablo), em forma de "U" com 150 metros de largura e 70 metros de altura é a maior de todas e marca os limites de Brasil e Argentina. A maioria das cataratas fica em território argentino, mas é do lado brasileiro que se tem a melhor vista.

Origem do nome das Cataratas

O nome Iguaçu vem das palavras da língua guarani y (água) e guaçu (grande). A lenda diz que a virgem Naipi havia sido escolhida para casar com o Deus M'Moy, mas apaixonou-se pelo índio Tarobá e este por ela. 

O casal apaixonado resolveu fugir antes que Naipi fosse entregue ao Deus e desceu o rio em uma canoa. Ao descobrir a fuga, o Deus M'Moy, na forma de uma cobra gigantesca, penetrou na terra e retorceu-se, criando um grande abismo onde precipitaram-se os fugitivos. 

Naipi foi transformada em uma pedra constantemente açoitada pelas águas e Tarobá em uma palmeira à beira do abismo, condenado a contemplar eternamente sua amada sem poder tocá-la.


Cidades vizinhas

Próximo às quedas, em ambos os lados do rio, duas importantes cidades estão localizadas; Foz do Iguaçu, cidade paranaense e Puerto Iguazú, localizada na província argentina de Missiones. 

Outro ponto turístico próximo às cataratas é a usina hidrelétrica de Itaipu e as Missões jesuíticas na Argentina, Paraguai e Brasil.

Curiosidades

A frase "Pobre Niágara" foi exclamada pela primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, ao contemplar as Cataratas do Iguaçu fazendo uma comparação com as Cataratas do Niágara, em sua visita ao Brasil.

Na época das cheias chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água.

Saiba mais sobre as Cataratas do Iguaçú.


Cataratas do Iguaçú Cataratas do Iguaçú Reviewed by Taziane Araujo on 12/11/2006 Rating: 5

Nenhum comentário:

A história por trás dos Ovos de Páscoa

A tradição de esconder ovos de Páscoa remonta aos tempos antigos, quando os ovos eram escondidos para simbolizar a tarefa difícil de encontr...

Mais Populares

Tecnologia do Blogger.